terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Tenho Orgulho de Ter Amigos Negros


Você já parou para pensar como soa para um negro a expressão que tem se tornado popular nas redes sociais? 
(TENHO ORGULHO DE TER AMIGOS NEGROS: Quem concorda curta e compartilhe! ou "se você não for racista...") 

É no mínimo estranha em um país tão miscigenado. Onde está a linha divisória entre ser negro ou branco no Brasil? O que significa esse orgulho? Por quê? Quem é esse negro? Quem é o "branco" que se orgulha? Orgulha de que?

Para o negro  ser igual, não ser discriminado é: ser comum! (Ser absolutamente comum, estudar na mesma escola, ir aos mesmos lugares, ter as mesmas oportunidades.) Quando uma pessoa é igual, passa por despercebida. Não necessita campanha dizendo orgulhar-se dela. A não ser que: mesmo tendo as mesmas oportunidades, ela venha a se sobressair.
Muitos usam esta expressão de boa vontade o que é louvável. Percebendo que o racismo esteja tão escancarado atualmente; algumas pessoas, negras ou brancas, veem-se na obrigação moral de fazerem algo a respeito.  Não digo que o uso da expressão seja de todo negativo. Pois, há boa intenção de alguns ao usá-la (não de todos).  
E também: o constrangimento, surpresa, questionamento, desconforto, indiferença ou qualquer outra reação que a expressão possa evocar; podem ser pedagógicas. E o consequente questionamento levará a descobertas interessantes. Muitos têm postado em redes sociais fotos de negros em situações humilhantes, ou de sofrimento com a frase: "Me orgulho de ter amigos negros!"  Por que não, fotos de negros em situações honrosas? Em alguns casos parece que a postagem é feita por zombaria ou ingenuidade. Aliás, as atitudes em relação ao negro no Brasil, muitas vezes oscilam entre estes dois polos.

O que sente em relação ao negro aqueles amigos que não se declaram orgulharem-se de ser seus amigos? Será que cada vez que o negro se aproxima ele pensa: "Eh! Lá vem meu amigo negro!" (Amigo?)
E se o amigo não fosse negro? Tenho orgulho de ter um amigo louro? Tenho orgulho de ter um amigo moreno? Moreno mais ou menos claro? (Vejam o ridículo da situação!)
Amigo é amigo... É precioso! Amigo não deveria ter cor. É só amigo! Por ser amigo, ele não precisa de mais nada.
Ou será que quem não é negro, ou não *se sente negro, ou não está negro, acha que seja um favor ser amigo de um negro?

OBS.: Veja em artigos anteriores: *Estar negro, sentir-se ou achar-se negro. 

                                          Amigo

Tenho orgulho de ter amigo negro

Tenho orgulho de ter amigo branco

Tenho orgulho de ter amigo moreno claro

Tenho orgulho de ter amigo moreno escuro,
  moreno intermediário!

  Acima de tudo:

Tenho orgulho de ser amigo!

Amigo não deveria ter cor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardando pela Moderação

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.