sexta-feira, 21 de junho de 2013

C. Negro Tem Voz Grtoesca

Nota: Neste trabalho faz-se o uso da palavra RACISMO  para tratar do problema de discriminação do negro em sentido amplo. E PRECONCEITO ou DISCRIMINAÇÃO tratando-se das diversas manifestações do racismo. Então racismo (aqui) é o problema e  preconceito  e discriminação são  manifestações do mesmo. 
O negro é discriminado devido ao racismo ou ainda: o preconceito é a face do racismo.
Então, quanto a voz, pensar que a fala da mulher negra soe forte, quase caricatural é um preconceito devido ao racismo. Fala-se sobre empresários brasileiros que não contratam negras para telefonistas porque têm voz grotesca. É UM MITO. Não há nada mais falso que isso! Muitas dentre as mais belas vozes do mundo são de negros. Países -onde o povo é miscigenado com negros- tem mais cantores mundialmente famosos que os demais.
 
     Duas situações que exemplificam bem este mito:
         a) Uma vez, um amigo meu  que na escala de cores se encontra bem próximo ao nº. 10 (inconfundivelmente branco); contou- me o seguinte fato: Ele estava, juntamente com a esposa, ouvindo pelo rádio, já deitados, tarde da noite, uma entrevista com uma professora particular de inglês, dos cantores Sandy e Júnior. A professora era tão alegra e transmitia tanta simpatia que eles ficaram totalmente cativados.  Resolveram fazer uma brincadeira ali mesmo: Adivinhar quais seriam as características físicas daquela senhora. Mentalmente desenharam-na: loura, alta, olhos claros; com roupas despojadas e alegres.
             Alguns dias depois; a viram dando uma entrevista na T.V. E (segundo suas próprias palavras) levaram um grande susto ao perceber que ela era “uma negona!

 Oh! Como a vida seria melhor e mais justa se a opinião a respeito das pessoas fosse formada sem que  passasse pelo “filtro cultural do preconceito!”
       b) Uma pessoa dramatizando estórias infantis com bonecos. Quando representava a fala de uma criança negra, mesmo que se tratasse de um garotinho de 5 ou 6 anos. Produzia uma voz grotesca e cavernosa. (Qualquer pessoa poderá procurar uma criancinha de 5 ou 6 anos com voz grotesca e cavernosa que jamais encontrará).  Detalhe: As crianças que ouviam a estória caiam na gargalhada cada vez que: “o neguinho falava”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardando pela Moderação

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.