sábado, 22 de junho de 2013

D. Negro Tem Cabelo Ruim

Eis, uma  frase carregada de preconceito e profundamente assimilada por TODOS. Que bem faz a autoestima de alguém, já vir a este mundo com uma  parte de seu corpo definida como RUIM?
O cabelo do negro tem suas características próprias, mas será justo estabelecer-se que ele seja ruim e pronto?

Para ter correta perspectiva do problema, pode-se fazer a seguinte analogia: Pessoas muito brancas têm pele (geralmente) mais sensível ao sol e propensa a câncer. Como seria se denominassem de maneira genérica: “Toda pessoa  branca tem pele ruim”. (Olha que bebê lindo! Pena ter nascido com pele ruim!) Seria um  estigma para o resto da vida! (Nota: A comparação tem o objetivo apenas de dimensionar o problema e não de discriminar pessoas de pele muito clara). Termos depreciativos sobre o negro são tão comuns e passados de geração a geração que, às vezes, a comparação é um ótimo recurso para dimensionar a situação e levar alguns leitores à empatia.  
 
Muitas pessoas negras, principalmente mulheres, gostam de modificar seus cabelos de maneira criativa e variada. O que pode ser visto com naturalidade, uma vez que quase todo mundo (negro ou não) em alguma época da vida, modifica artificialmente os cabelos. E a maioria das mulheres, em geral, usa de algum tipo de artifício constantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardando pela Moderação

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.