terça-feira, 18 de junho de 2013

A . Será Que o Negro É Feio?

Na mais tenra idade, as bases do que se espera de uma pessoa são estabelecidas. Alguns especialistas dizem que o caráter se forma até a idade de quatro anos.
 Há modelos através de imagens e situações a que todos (brancos e negros) são expostos para formarem  padrões mentais de beleza nos quais o negro não se encaixa. Tal exposição se dá antes de possuírem qualquer critério de julgamento em relação a tudo o que está envolvido nisso.
Olhando-se, desprovidamente de preconceito,  ver-se-á o negro como fisicamente perfeito e belo. Seus traços fazem parte de um todo harmônico. Sua pele à luz reflete tons dourados. Há várias tonalidades de cor às quais se convencionou como cor negra. (Isso, em si não tem nada de errado). Tonalidades, estas que poderiam ser exploradas em obras de arte de maneira belíssima. O cabelo do negro pode ser arrumado de modos decorativos variados e muito interessantes. As cores dos olhos vão (geralmente) do castanho claro ao preto intenso e o branco dos olhos tem a tendência, com o passar da idade, de adquirir pigmentação mais escura, aproximando-se assim da cor da pele. Seus lábios, quase sempre grossos, são molduras para dentes muito brancos os quais contrastam bem com a cor da pele.
Porque não enxergar estas peculiaridades como charmosas da mesma maneira que são, muitas vezes, vistas as sardas dos ruivos? 
“Na África, há vários grupos de negros, com cores que vão do negro intenso ao marrom dourado. Há negros com os traços considerados negroides (narinas largas, lábios grossos e nádegas volumosas). E há também,  outros grupos que têm lábios e nariz fino, olhos puxados e pele marrom.” (Há no Brasil alguns descendentes deste segundo grupo).
Uma criança negra tem a mesma doçura e beleza que uma branca de olhos azuis, etc. Precisamos prestar muita atenção nisso!

3 comentários:

  1. Tenho notado que seu estilo para escrever, se aproxima muito com o do nosso pai.
    Parabéns pelos textos; Bem centrados, concisos e claros.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo seu apoio a este trabalho! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo seu apoio a este trabalho! Um abraço!

    ResponderExcluir

Aguardando pela Moderação

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.