segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O Legado de Mandela


Sempre admirei Mandela, é uma das pessoas mais incríveis do século. Ele está entre os homens mais marcantes de todas as épocas. Se eu tivesse que falar sobre ele em pouquíssimas palavras diria: Ele conseguiu, em situação de extrema injustiça, não guardar mágoas; ter boas ideias e torná-las em práticas. Não deixou o poder “subir em sua cabeça”. E o mais extraordinário do que ele ter conquistado o respeito, amor e admiração dos negros             foi TER CONSEGUIDO O RESPEITO DOS BRANCOS. (No contexto sociocultural da África do Sul na época, era uma situação quase impossível).

O Legado de Mandela é útil a brancos e negros.
Uma postura moderna e oposta a dele, muito aceita pela maioria, é de que: o indivíduo deve ser feliz a todo custo. É claro que qualquer um deseja ser feliz! Mas será que é prioridade absoluta ser feliz, custe o que custar? Ser feliz acima de tudo? “Atropelar” a outros para ser feliz? A busca da felicidade “individual” ou “de parte da população” a todo custo, nada mais é do que egoísmo.

O cidadão educado para ser correto, justo; buscar a sua realização pessoal e cooperar para a realização do outro, se sentirá duplamente feliz. A felicidade conquistada à custa do sofrimento alheio é apenas ilusória.  

Que o Legado de Mandela nos ajude a considerar e respeitar a todos os homens! E a pensar na felicidade do outro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário